Exposições

100 Anos de Presídios





Apresenta um panorama dos cem anos (1894-1994) de presença das instituições carcerárias na Ilha Grande a partir da pesquisa de Myriam Sepúlveda e está dividido em três momentos: o primeiro trata da Colônia Correcional de Dois Rios que, durante as primeiras décadas republicanas, confinou uma população indesejável sobre o pretexto de regenerá-la; o segundo aborda o funcionamento das colônias agrícolas criadas durante o Estado Novo; o terceiro se refere à criação e à destruição do Instituto Penal Candido Mendes, penitenciária de segurança máxima.


O Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro: Ontem e Hoje.




Esta busca contribuir para uma visão sobre o funcionamento e a construção das várias unidades penais e hospitalares que integram a estrutura física do sistema penitenciário ao longo da história. Nela são apresentadas imagens que retratam passagens da história do sistema penitenciário e registros fotográficos que visam identificar diversas atividades que representam o cotidiano nas prisões.
Para contribuir para a compreensão desse universo complexo e perpassado por sentimentos contraditórios dos internos, dos servidores e da sociedade, a exposição encontra-se dividida pelos seguintes eixos temáticos: Trabalho, Família, Sociabilidade, Vida na Prisão e Infraestrutura do Sistema.


Comida, Produção e Cárcere




Apesar de leis que preveem um mínimo de dignidade aos presos, as instituições carcerárias brasileiras, de modo geral, se caracterizam pelo desrespeito aos direitos humanos básicos. Inclui-se aí a alimentação.  A situação não foi diferente nas prisões que se sucederam ao longo do tempo em Vila Dois Rios.
Muitos relatos informam sobre as condições precárias da alimentação nas prisões: locais e utensílios inadequados ao preparo e consumo dos alimentos, ausência total de higiene e baixa qualidade do que era servido.
Em virtude da importância do tema, a exposição COMIDA  E CÁRCERE - instalada no prédio onde funcionava a padaria do presídio - busca apresentar, em três módulos: Aquisição, Preparo e Consumo, a rotina alimentar na penitenciária da Vila Dois Rios até sua desativação. 


Arte e Ciência das Formas e Padrões da Natureza





A mostra é fruto do trabalho coletivo dos integrantes do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais – LARAMG, do Departamento de Biofisica e Biometria do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes/UERJ, e financiada pela FAPERJ; ela pretende apresentar formas e padrões encontrados nas belezas intrínsecas da natureza.


Ecomuseu Recicla


Móveis produzidos com garrafas pet e esculturas feitas com restos de madeira fazem parte da exposição “Ecomuseu recicla”. As obras de materiais recicláveis são feitas por artesãos da Vila de Dois Rios, e retratam também o cotidiano da vila. Barcos e peixes feitos de madeiras reaproveitadas mostram a natureza viva do local. 

5 comentários:

  1. Bom dia



    eu trabalhei muitos anos na casa de detenção do carandiru de São Paulo, e durante o tempo em que trabalhei la consegui juntar um grande acervo com mais de 10000 fotos
    muitas horas em video centenas de objetos documentos maquetes alem de algumas materias e revista
    alem de um documentario editado por uma tv americana e exibido em toda europa e aqui no Brasil não (segue cópia anexo) e gostaria de conseguir realizar exposições em escolas faculdades e afins com intenção de concientizar jovens e adolescentes e tambem saciar a curiosidade popular e mostrar como era o dia a dia dentro do maior presidio do mundo em população carceraria do mundo
    alem de muitas histórias .
    E gostaria de poder realizar uma parceria e realizar uma exposição ai no museu da Ilha Grande, Meu acervo é muito rico em detalhes fotos e curiosidades, me coloco a disposição para sanar qualquer eventual duvida.
    certo de poder contar com sua habitual compreensão, antecipo meus agradecimentos e aguardo

    qualquer interesse entre em contato

    obrigado

    Mazotto

    segue link do documentário :


    http://www.vice.com/vice-news/carandiru-s-bloody-memories

    rmazotto@hotmail.com

    Mazotto Lima
    Rua João José Estevão 245
    Jd. Bom Retiro 245
    Serra Azul - SP -
    Cep 14230-000

    ResponderExcluir
  2. Foi exibido na CNN o Documentario "Memorias Sangrentas" contando a trajetória do Agente Penitenciario Mazotto, no cotidiano dentro do Maior presidio do mundo em população carceraria a Casa de Detenção do Carandiru, e hj leva o acervo particular com mais de 1.000 fotos muitas horas em videos centenas de objetos documentos ets para escolas faculdades e afins.
    http://ourlatinamerica.blogspot.com.br/2010/10/todays-video-horror-of-carandiru.html

    ResponderExcluir
  3. Foi exibido na CNN o Documentario "Memorias Sangrentas" contando a trajetória do Agente Penitenciario Mazotto, no cotidiano dentro do Maior presidio do mundo em população carceraria a Casa de Detenção do Carandiru, e hj leva o acervo particular com mais de 1.000 fotos muitas horas em videos centenas de objetos documentos ets para escolas faculdades e afins.
    http://ourlatinamerica.blogspot.com.br/2010/10/todays-video-horror-of-carandiru.html

    ResponderExcluir
  4. http://noticias.terra.com.br/brasil/vc-reporter-ex-agente-guarda-historias-e-imagens-do-carandiru,0a0b0970847ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

    ResponderExcluir
  5. http://noticias.terra.com.br/brasil/vc-reporter-ex-agente-guarda-historias-e-imagens-do-carandiru,0a0b0970847ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

    ResponderExcluir