Acervo do MUCA



A partir da implementação de uma reserva técnica, os documentos e acervos em geral, relativos à história das instituições penais da Ilha Grande, estarão salvaguardados de modo a perpetuar os traços culturais de um grupo social muito particular. A reserva foi criada e os trabalhos de recuperação de documentos e implantação do acervo estão sendo realizados. Não obstante, temos poucos recursos disponíveis e as condições climáticas são bastante adversas.
O trabalho de preservação que está sendo realizado na reserva  técnica do Museu do Cárcere, mesmo que de forma lenta e distante do ideal ou o planejado, é mais uma forma de atender as demandas sociais por reconhecimento e valorização de sua história e patrimônio. Estimulando um processo contínuo, previsto como objetivo do Museu, de fortalecimento de autoestima naquela comunidade. O desenvolvimento das atividades na reserva técnica, no próprio museu, representa a redução de custos de transporte e a redução de eventuais prejuízos ao acervo.
A partir da implementação efetiva de uma reserva técnica, modernamente equipada e mobiliada, o Museu do Cárcere habilita-se a desenvolver com mais segurança e competência sua missão museal, de instituição que adquire, conserva e preserva os testemunhos de sua comunidade.
Ela também é de conteúdo e perspectiva de atuação, para a comunidade, escolas, turistas e pesquisadores. E essa mudança implica numa grande intervenção da UERJ, colocando a atuação da universidade num novo patamar junto a comunidade local e regional.
Essa ação tem possibilitado a consolidação do Museu do Cárcere em sua missão museal, articulando pesquisa e extensão, o público especializado, a comunidade e o turismo, tornando-se referência para o conhecimento e reflexão sobre o sistema prisional.